sábado, 13 de dezembro de 2008

Renovando a Aliança


"Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR". (Josué 24:14)


Há momentos em nossas vidas que seremos confrontados.

Nos esquecemos com muita facilidade de onde viemos, quem nós éramos e de onde o Senhor nos tirou.

As batalhas ganhas, as vitórias alcançadas, os obstáculos superados, tudo isso nos dá uma falsa sensação de que nós mesmos, por méritos próprios e com a força de nossas mãos é que conquistamos.

Não nos lembramos mais do que fez o Senhor por nós e para nós. Que foi Ele que pelejou e entregou em nossas mãos os inimigos. Que nos colocou numa terra fértil e próspera, terra que mana leite e mel.

Que fizemos com Ele uma aliança através do sangue de Jesus. Que nos comprometemos em serví-lo, em adorá-lo, em nos santificarmos, pois para isso Ele nos separou. Nos escolheu desde a eternidade e nos amou e quis que fôssemos "o seu povo" na terra.

Ah!.. como é fácil nos desviarmos do caminho do Senhor!

Como é fácil entronizarmos deuses de barro, de prata, de ouro, de figura humana, o nosso próprio "eu" em nosso coração, lugar esse onde o Senhor Deus deveria ocupar permanentemente!

Somente quando somos derrotados, perdemos uma batalha, nos encontramos no fundo do poço é que nos lembramos de Deus. Clamamos com alta voz... suplicamos o seu favor...reivindicamos direitos de filho.

Josué, no texto acima, exorta o povo a temer ao Senhor, a ser fiel, a agir em todo o tempo com sinceridade, integridade e lealdade. A abandonar os deuses, costumes e pensamentos que tinham antes de entrarem na terra prometida. A renovar a aliança com Deus.

Ele afirma sua posição e lealdade a Deus e estimula o povo a fazer o mesmo.

Josué é o tipo de Jesus Cristo que foi fiel até a morte. Olhando para Jesus e para o seu testemunho de fidelidade e obediência nos fortalecemos e somos encorajados a prosseguir.

Nossa aliança com Deus deve ser renovada a cada dia através do arrependimento e confissão dos nossos pecados e de atitudes que tomamos por amor àquele que primeiro nos amou.