domingo, 23 de novembro de 2008

O caminho para uma vida próspera e serena


"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá Ele aos seus amados o sono". (Sl 127:1-2)

Neste salmo, atribuído a Salomão, Deus nos ensina entre outras coisas, a evitar o ativismo resultante da ansiedade e a depositar confiança na providência e no cuidado de Deus como caminho para uma vida serena e próspera.
Vou levantar mais cedo, dormir mais tarde, fazer hora extra, conseguir mais um emprego... Assim pode alguém pensar, mas, inútil será trabalhar muito, dormir pouco julgando obter prosperidade e riqueza desta forma. Muitos estão adoecidos por muito trabalhar e mau se alimentar em consequência de buscar pelas suas próprias forças uma vida melhor.
A benção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores. (Pv 10:22).
Se Ele não aprovar a obra das nossas mãos é vão todo nosso trabalho.
Todo esforço empregado é desperdiçado caso o Senhor não esteja presente. O suprimento das necessidades não se deriva meramente do esforço humano, mas Deus dá aos seus amados, quando estes depositam sua confiança nEle, quando esperam nEle, quando descansam nEle, quando dependem dEle, quando deixam de ser auto-suficientes e se rendem à Ele reconhecendo-O como Jeová Jiré, o Deus que provê . Nos orienta a confiar e esperar somente nEle, o restante, será conseqüência de sua fidelidade para com nossa vida. (Sl 37:5)
Portanto, não coloque sua cofiança em coisas que você edificou para sua segurança, Deus chama isso de idolatria. Busque iluminação na palavra de Deus, a bíblia, e não na sabedoria finita do ser humano.